01 de Fevereiro de 2008

Você na escola nos Anos 80

(Este texto foi adaptado e ampliado do site da BAW Editoração de Livros Ltda - s
em créditos de autor)


Essa sessão é pra você, que teve como cartilha de alfabetização a "Mundo Suave" - tu é veio, hein meu? hehehehê! - e deve estar, como eu, na faixa dos 30 e poucos anos de idade. Que tal relembrar algumas coisas de nossa época, frequentando a escola?

Então vamos lá.
Na realidade, se você usou essa cartilha, teve que usar também o "caderno de caligrafia". Comigo não adiantou nada, eu "desenhava" as letras bonitas lá, mas minha letra no dia-a-dia sempre foi intraduzível. Quando a professora entregava aquela prova cheirando a álcool, rodadas em mimeógrafo com coloração entre o azulado e o roxo, você puxava logo a sua calculadora do Professor Corujinha? ahahahahaha!... Por falar em mimeógrafo, o papel estêncil é outro ítem extinto (não é?) das relações de "lista de material".

Entre outras coisas, você s
abia o que acontecia quando o Rio Solimões se encontrava com o Rio Negro? Teve que decorar 10 afluentes da margem esquerda e da margem direita do Amazonas? Lembra deles? Tá bom, lembra de 5? Não? e 1, só unzinho? Que tal o Madeira... e Tapajós... (pega tua cartografia vai!)

Estudou OSPB no colégio?
E EPB na faculdade?

Fez alguma prova com caneta Replay e depois de tirar aquela nota medíocre apagou e re-escreveu alguma questão tentando
enganar o professor? Seus primeiros grandes clássicos literários foram: O Mistério do 5 Estrelas, A Ilha Perdida, O Rapto do Garoto de Ouro, O Escaravelho do Diabo ou Spharion? E o pior é que seus amigos malandros da escola só faziam aquelas folhas de resposta do final e se davam tão bem quanto você nas provas...

Ei, e quantos "cadernos de perguntas" seus amigos de escola não te passaram pra você responder? Fala a verdade, aquilo não era um "orkut" da época? Pense a respeito...

Leu “escondido” o livro Christiane F.? Putz, um amigo meu guardava o livro embaixo do colchão para a mãe não ver... Engraçado comparar os conceitos de outras épocas, não? Aquela história do caixão era um tanto quanto ridícula. Lembra que AIDS era SIDA e você não estava nem aí para ela pois era o “câncer gay”? Aprendeu em biologia que DNA era ADN e RNA era ARN? Lembra que o Brasil era um país em vias de desenvolvimento e a oitava economia do mundo? (deve ser piada né?)

Usou os resistentes cadernos escolares Caderflex. (Depois do seu primeiro espiral você nunca mais quis um Caderflex).
E os cadernos escolares com grampos que tinham na última capa o Hino Nacional e o da Bandeira. (Você também cantava o Hino Nacional toda segunda-feira antes do início das aulas, de fardinha e conga ou ki-chute? ahahahaaha!)

Quando aprendeu geografia o Estado do Tocantins ainda não existia?
Na época, quando entrei com um amigo em um curso para a formação de oficiais em Santos, o professor que nos recepcionou perguntou o nome de todos os estados, incluindo o novo, e colocou a chave de seu carro na mesa ofertando para quem conseguisse responder. Vergonha: na sala com 40 pessoas, ninguém conseguiu lembrar de todos, nem eu...
E quantos Territórios o Brasil tinha? Lembra qual era a diferença de um Estado para um Território?
Lembra da Fusão do Estado da Guanabara e do Rio de Janeiro? Na época um conhecido foi procurar no dicionário (um preto e grosso do MEC) o que era fusão e não entendia o que o Rio de Janeiro tinha a ver com derretimento. Será que era por ser muito quente? Colecionou, Conhecer (capa verde), Novo Conhecer (capa azul) ou Conhecer Universal (capa vermelha)? Seus trabalhos escolares eram manuscritos em folhas de papel ao maço pautado e suas fontes de pesquisas eram a Barsa, o Mirador ou um Conhecer qualquer? Lembra que tinha sempre alguém na turma que levava os trabalhos DATILOGRAFADOS só para deixar todo mundo com inveja? E para fazer as capas dos trabalhos você usava letraset ou normógrafo? E se sabia desenhar então, meu Deus... Tinha que fazer as capas de trabalhos de todos os seus amigos, como eu... hehehehehe!

Por falar nisso, usou régua, transferidor ou comprasso Staeddler em suas aulas de matemática? Ainda lembra porque
tinhas que levar 3 réguas triangulares para as aulas de matemática? Sua professora de Inglês lhe arranjou um “PEN Friend”? Lembra que você não podia fazer prova de matemática com a Régua Tabuada?

Você levava o seu material escolar numa sacola da Tiger?


É isso... a Sessão Túnel do Tempo vai continuar com a missão de resgatar essas lembranças em você. Pra você, trintão, tem mais ANOS 80 na próxima edição do Diário da Toca.
Aproveite pra digitar esse texto em uma máquina olivetti, "rode" no mimeógrafo e distribua entre os seus amigos daquela época!

Nenhum comentário: