Da série "Coisas legais que gosto de lembrar..."


Labirinto - A Magia do Tempo, de Jim Henson (The Labyrinth, 1986, EUA)
Quase pegando o finalzinho, e no auge da era dos Animatronics - bonecos que eram usados nos efeitos especiais dos filmes antes dos Computer Graphics da cada de 90, movimento iniciado com Jumanji - esse filme, com enredo um tanto quanto "bobinho", encheu meus olhos de garoto em 1986. Achava o máximo. Hoje em dia continuo relembrando através da excelente trilha sonora do inglês David Bowie, um recheio que fez com que esse Labirinto, conto de fadas muitas vezes às avessas de Jim Henson (lembrei do Shrek) não fosse definitivamente para o limbo. Afinal, aqui as fadas são perigosas e tratadas como pestes, podendo morder vigorosamente os dedos dos desavisados. Enredo básico: Garota de saco cheio de ter que cuidar do irmãozinho Tobby quando seus pais interagem socialmente, manda o moleque para o mundo dos Duendes com uma conjuração mágica extremamente duvidosa e ponto baixo do filme. Jareth, o rei dos Duendes, pretende fazer algumas alterações biológicas bizarras no pobre bebê, como convertê-lo em Duende - a menos que Sarah consiga resgatá-lo no prazo de 13 horas. Para isso, ela deve encontrar o caminho do castelo de Jareth atravessando um labirinto repleto de armadilhas e sacanagens para que ela se perca, além das armações do próprio Rei dos Duendes. É bonito, e vale a pena ouvir.

As The World Falls Down - Hit romântico e ponto máximo da trilha sonora de "Labirinto"

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi com esse filme comecei a me aventurar no universo do David"CHAMELEON"Bowie.Mas só me dei conta do talento do cara mesmo quando escutei o LP(Isso mesmo as lendas são verdadeiras O Lp existiu mesmo crianças)Never Let me Down.Mas voltando ao filme.Não canso de assitir.Ele é um filme antemporal.E para todas as idades.Gosto mesmo é do Ludo.E o poço dos Puns?Cara!Eu morria de rir a cada "PUM" que sai de lá.Um lance muito legal tbm era quando Sarah cai em um buraco cheio de mãos que formam bocas e falam com ela.E o Jim Hanson mostrou por que era(Acho que aonda é.Antes dos efeitos especias dos computadores)o melhor na animação.E sem falar na trilha sonora.Na minha opinião ela e a do filme Footloose(e ai,Sergão?)são as melhores de todos os tempos.

Sérgio R. Bilck disse...

Pois é... e para deixar claro de uma vez por todas: Não, David Bowie não desrespeitou a platéia brasileira em não ter cantado "As The World Falls Down" na praça da Apoteose e no Parque Antártica em 1990. A música, mais pedida entre os fãs que fizeram parte da votação na rádio Transamérica FM na época, não poderia entrar no repertório uma turnê focada nos anos 70 (apesar de que para o Brasil, algumas excessões foram abertas).

Já no Olympia, com um público mais seleto e conhecedor da obra do camaleão do rock, o show conseguiu finalmente deixar a platéia plenamente satisfeita.