11 de Fevereiro de 2008

Um Mundo de Curiosidades

Parques de animais na China promovem espetáculos bizarros, como leões montando cavalos

Há certas coisas que deveriam causar vergonha de nossa condição de superiores seres humanos. E alguns dos melhores exemplos disso são os espetáculos que constantemente vem sido apresentados por parques de animais chineses. Como se não bastasse retirar os animais de seu habitat natural, na busca do maior número possível de visitantes estes parques promovem espetáculos que estão na mira de sociedades que lutam pelos direitos dos animais.

A chamada "Olimpíada Animal", por exemplo, exibida por um 'parque safári' de Chongqing,
foi cancelada em Xangai após grupos de defesa aos bichos dizerem que os animais recebiam maus-tratos. Lá, os organizadores do evento botaram luvas de boxe em ursos (1), fizeram macacos levantarem pesos (2) e ursos viraram corredores em pistas falsas de atletismo (3).


Fora os "espetáculos", a falta de visitantes gera queda de receita que, no final, é paga pelos bichinhos. Um tigre de um parque de vida selvagem no nordeste da China foi comido por quatro outros tigres em uma luta pela pouca comida disponível, no final do ano passado. O parque Bing Chuan, na cidade de Shenyang, depende dos ingressos vendidos para obter a maior parte de sua renda, mas o tempo frio havia diminuído a quantidade de visitantes.

Este fato aponta uma triste ironia nas tentativas chinesas de salvar seus tigres, cada vez em menor número. Enquanto poucos permanecem vivos na natureza, cerca de 4 mil são mantidos em fazendas. Pequenos números vivem em zoológicos e parques de vida selvagem, que quase sempre possuem mais do que conseguem lidar - o que faz alguns pedirem o fim da proibição da criação e morte de tigres para venda de suas peles e ossos.

As estimativas mundiais indicam que algo entre 3 mil e 5 mil tigres permanecem vivos no mundo. No entanto, os ambientalistas acreditam que o número é exagerado. O parque Bing Chuan tem mais de 30 tigres, que normalmente recebem cerca de 5 kg de frango congelado e carne por dia. No momento, eles estão recebendo menos do que isso. De acordo com funcionários, os animais do parque sobreviveram nos invernos passados com a ajuda de subsídios do governo da cidade. Representantes do parque estariam negociando uma solução.

Agora, em 2008, numa tentativa de amealhar mais visitas, o mesmo parque deleitou os espectadores com uma bizarra exibição
de um leão montando um cavalo. O cavalo, é claro, não pareçe muito confortável com tamanho gato em suas costas (4).


Primeiro,
retiramos os animais da natureza... Depois, obrigamos que se exibam para nós em espetáculos como esse, para que a sua própria sobrevivência, mesmo que muito diferente da liberdade na natureza, seja garantida.

Deprimente.

Nenhum comentário: