07 de Junho de 2009

Scribd - Um "Youtube para textos"


O Eeiitaaaaaa! dessa edição dedica-se a dar esclarecimentos sobre o uso dessa fantástica ferramenta, pois estarei usando-a aqui no Diário da Toca para poder postar histórias em quadrinhos e outros para os leitores.

Trata-se do Scribd, que nem é tão novo, mas muita gente ainda não conhece. Ele funciona quase como o Youtube, mas para livros e revistas!
Você pode fazer o upload de textos em vários formatos, como por exemplo: pdf, doc, txt, ppt, xml, etc. Basta fazer o cadastro - coisa rápida - e subir o que quiser!
Se preferir também pode fazer downloads em .pdf, .doc, .txt ou .mp3. São várias opções de uso. Você pode inclusive ouvir os textos construídos automaticamente, em um player dinâmico, que, para os textos em inglês, funciona bem.

O arquivo enviado gera um código, igual os vídeos do Youtube, para que seja possível inserir em blogs e sites. Você também encontra opções de visualização diversas, que imitam a leitura de um livro, exibição corrida das páginas, lado a lado, ampliações, full screen, etc.

Para que vocês adquiram mais familiariade com o sistema, estou deixando a história abaixo somente pra exemplificar, do Piteco, de Maurício de Souza.

Obs.: Se o ajustamento para o blog estiver muito estreito, e as letrinhas estiverem muito pequenas, clique com o botão direito do mouse no centro da telinha e escolha no menu que abrirá a opção "ZOOM IN", quantasvezes desejar, para ampliar a visualização. Também é possível escolher a apresentação em Full Screen.


Nenhum comentário: